Como disciplinar o meu filho à maneira de Deus.


Nos anos 70 vimos um movimento de grande euforia que gerou muita liberdade para os nossos jovens, músicas com letras libertadoras, roupas insinuantes, danças cheias de sensualidade, carros velozes... vimos os jovens irem as ruas manifestar a sua opinião e até influenciar a criação de leis que deram legalidade a liberdade absoluta e por esta razão, vemos em nossos dias um resultado devastador por conta da falta de controle da disciplina que vem causando uma grande preocupação para a nossa sociedade. Porém sabemos que em pleno século XXI, jamais iremos deter o crescimento dessa ideia libertadora exacerbada que os nossos jovens buscam a qualquer custo, muito embora como cristãos podemos usar o poder da Palavra de Deus e através da Oração encontrar soluções que o mundo desconhece. 
No contexto da criação não devemos esquecer que a disciplina faz parte do bom viver e o bom pai deve disciplinar o seu filho com amor, a palavra de Deus diz: "Porque o Senhor corrige o que ama. Hebreus 12:6". Acontece que em muitas famílias a correção sempre vem pelo caminho da tortura, isto só leva o filho a revolta e a indisciplina, pois, quando falo de disciplina, falo de ensino, outro exemplo pautado na Bíblia: "Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6". Na verdade não descartamos a dor na disciplina, o fato é, que a dor que devemos sentir não é exatamente o machucado, muito embora esse não deve ser descartado, mas falo sobre a dor da perda, de passar um tempo maior fazendo o que queremos, sem limites e com pessoas inadequadas, devemos sim privar os nossos filhos das coisas que não lhes fortalecem, que não edificam, inclusive dos presentes inoportunos e inadequados, apenas para satisfazer os seus caprichos, ou até, compensar a falta da companhia de seus pais. A disciplina deve ser vista como uma forma de ensinar, orientar, corrigir, não esquecendo da lei do retorno, pois devemos nos posicionar como exemplo a ser seguido, saiba que o teu filho te observa o tempo todo e vai querer copiar os seus gestos e a sua atitude, porisso devo dizer que a disciplina começa em nós, quando nos policiamos, deixamos de lado as emoções e valorizamos a razão, ação esta responsável por nossas realizações.
Outra coisa que não devemos esquecer, é que a disciplina deve ser constante em nosso dia-a-dia, não podemos disciplinar hoje e esquecer de fazer no dia seguinte, para isto a Bíblia também nos ensina que deve ser feita constantemente, vejamos: E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te, Deuteronômio 6:7. 
Portanto, não podemos mais perder tempo com atitudes irrelevantes, fazendo de conta que estamos criando o nosso filho de forma correta, quando na verdade está faltando "a verdade" nesse contexto, e a verdade, é justamente a palavra de Deus, sendo aplicada em nossas vidas constantemente.
Não esqueça que na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. Hebreus 12:11
Educar é um gesto de amor que fica pra sempre!